Biblioteca é construída com caixas de leite na Europa

postado em: Matérias | 0

Utilizando madeira e caixas de leite recicladas, estudantes e professores da Universidade Técnica de Riga (RTU), na Letônia, ergueram a Story Tower, uma biblioteca temporária que funcionará também como espaço para a troca de livros e experiências entre a comunidade.

Os responsáveis pela biblioteca sustentável foram os estudantes de arquitetura da RTU, que a projetaram com antecedência e executaram a construção em apenas três dias e meio, na pequena cidade de Cesis, situada a 90 quilômetros da capital letã. A estrutura tem o formato inspirado numa lâmpada gigante de madeira, oferecendo espaço com conforto suficiente para acomodar os visitantes.

A fim de priorizar a acessibilidade na Story Tower, as estantes de livros foram integradas nos níveis mais baixos das paredes. Assim, além de facilitar a leitura para crianças, idosos e portadores de necessidades especiais, a estrutura também elimina o tempo de espera até um funcionário pegar o livro.

A Story Tower foi construída na praça central de Cesis, e manterá suas atividades até que a principal biblioteca da cidade letã seja reinaugurada. Assim como este exemplo do leste europeu, outras construções sustentáveis vêm se tornando cada vez mais comuns em locais importantes. Depois de ser arrasada pela passagem de um furacão, a cidade neozelandesa de Christchurch, por exemplo, ganhou uma catedral feita de papelão e vitrais reciclados, que será desativada quando a estrutura for reerguida novamente.

Fonte: Ciclovivo

Deixe uma resposta