Energia: 10 Sessões Educacionais que você não pode perder!

postado em: Dicas, Matérias | 0

Headder-Energia

 

 

6° edição do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo é um excelente local para compartilhar experiências, aumentar o benchmarking e se conectar com influentes personalidades do setor de construção sustentável mundial.

Por meio da plataforma de transformação de mercado, “Call for Proposal”, compartilhada com a Greenbuild – maior evento do mundo em construção sustentável – profissionais renomados se candidataram à palestrar na Conferência do GBC Brasil. Após a inscrição, cada Sessão foi revisada 6 vezes além de ser submetida à duas fases de Revisão, por cerca de 70 profissionais – 47 na primeira fase e 20 na segunda fase – que aprovam “apenas” 60 Sessões Educacionais que serão apresentadas no evento.

Com tantas palestras interessantes para você ver, separamos 6 que IMPERDÍVEIS sobre o tema Energia:

1.

Palestra-A03Álvaro Silveira, Diretor da Atla Consultoria e Alexandra Maciel, Coordenadora de Infraestrutura do Ministério do Meio Ambiente – Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade, abordarão novas ferramentas técnicas e financeiras para o suporte na implantação de edifícios novos e existentes (retrofit) que reduzam o impacto ambiental e emissões de CO2 e Gases Efeito Estufa.
Serão apresentados casos de sucesso na utilização de novas ferramentas tecnológicas de acesso público para aplicação nos projetos de eficiência energética e energias renováveis.  

 

 

2.

Palestra-B02

Carlos Henrique Delpupo, Diretor de Geração e Eneria Distribuída Fotovoltáica da Keyassociados, discutirá sobre o conceito de energia distribuída no Brasil, analisando pontos positivos e fragilidades da geração fotovoltaica. Serão debatidas soluções para o aumento de competitividade da geração fotovoltaica distribuída e serão expostas idéias e soluções de cases de sucesso.  

 

 

3.

Palestra-B03Leticia Neves, Gerente de Eficiência Energética da CTE e Tânia Yang, AflaloGasperine Arquitetos, abordarão e discutirão diretrizes projetuais chave de conforto ambiental e eficiência energética para ambientes de trabalho de edificações comerciais e sua aplicabilidade na prática, através de um estudo de caso real. A sessão será iniciada com um debate com o público, instigando a discussão sobre diversos temas como, orientação solar e projeto de fachada, elementos de proteção solar internos, sistema de ar condicionado e distribuição do ar no ambiente e iluminação. 

 

 

4.

Palestra-C03Ednelson Ivates, Gerente de Negócios da Plaenge Industrial, Luis A. Castilho Leite, Eng. Consultor da Petinelli e Bruno C. Martinez, Diretor Técnico da Petinelli, irão apresentar estudos de casos de edifícios industriais novos e existentes nas regiões sul, sudeste e nordeste que obtiveram economias expressivas.
Será apresentado como a eficiência energética e a geração de energia por fontes renováveis foram incorporados aos projetos,quais foram as medidas adotadas para os sistemas de iluminação, ar condicionado, envoltória e processos industriais, e como foi avaliada a viabilidade econômica dessas medidas.

 

 

5.

Palestra-C04Andrea Matriciano, Consultora de Desenvolvimento de Projetos da Ipiranga, Estefânia Neiva de Mello, Analista da Eletrobras e Gisele Saveriano de Benedetto, Consultora de Desenvolvimento de Projetos da Ipiranga, abordarão o processo para a outorga do Selo Procel Edificações, as políticas públicas e legislações acerca da eficiência energética no Brasil e os pré-requisitos de energia exigidos pelo LEED.
Todos esses conceitos serão exemplificados através do case de sucesso do Posto Ipiranga, primeiro empreendimento no Brasil com esta tipologia a receber a Certificação LEED.

 

 

6.

Palestra-D01Eric Corey Freed, Vice Presidente do International Living Future Institute e Matthew Grocoff, Diretor e Fundador da Thrive Collaborative e parceiro na Polymath Development, abordarão estratégias ousadas e visionárias para transformar centros urbanos abandonados em áreas revitalizadas, positivas e com qualidade de vida, repleta de diversidade e atividade. Você aprenderá como substituir a infraestrutura decadente com sistemas de rede de água e energia de forma autossustentável, gerando fontes de materiais de construção e coletando resíduos urbanos. Esta divertida conversa vai inspirá-lo a transformar a maneira como você olha para seu negócio.

 

 

7.

Palestra-E02Kelly Weger, Lead Project Specialist in Sustainability da Purdue Techical Assistance Program, abordará os motivos pelos quais precisamos prestar mais atenção ao atual uso da energia, analisando seu consumo durante a vida ante os custos de compra iniciais.
Será explicado os conceitos e diferenças entre Energy Star, ISO 50001 e Superior Energy Performance (SEP), além do conceito de melhoria contínua, Significant Energy Uses (SEUS), planos de ação de energia e definição de objetivo.

 

 

8.

Palestra-F05O objetivo da apresentação do Wagner Oliveira, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da CTE, é demonstrar a importância da auditoria de energia na busca de ações que possam reduzir os consumos e/ou os custos com energia em edificações comerciais. Para tanto, será apresentado os passos da Auditoria proposta pela ASHRAE e a aplicação deste processo em ao menos 2 casos práticos, demonstrando as ações adotadas e os resultados alcançados. A apresentação buscará traçar paralelos entre as tecnologias embarcadas em edifícios certificados LEED e a necessidade de utilizar a ferramenta de Auditoria também nestas edificações, permitindo a máximo resultado destas tecnologias.

 

 

9.

Palestra-I02David Kaneda, Diretor da Integral Group, abordará um novo modelo de custo de energia zero em um edifício nos Estados Unidos com o objetivo de provar que edifícios que seguem este modelo podem ser projetados e construídos com potencial para gerar um retorno maior do que empreendimentos imobiliários convencionais. Serão mostradas estratégias para gerenciar os custos de concepção, construção, operação e financiamento de uma reforma com custo zero de energia a partir da perspectiva do desenvolvedor e da equipe de design.

 

 

10.

Palestra-K03Fernando Resende, Gerente Mercado Construção Civil Brasil e Head do Programa EcoCommercial Building, da Bayer, aboradará aspectos da concepção, desenvolvimento de projetos, tecnologias construtivas empregadas e operação de 3 edifícios desenvolvidos pelo Programa EcoCommercial Building para alcancarem a autossuficiência em energia ou “energia zero” . Serão apresentados os casos da China, India e Brasil, sendo o primerio um prédio de escritórios certificado LEED-NC Gold e os dois últimos, um prédio adminsitrativo e centro de pesquisas e o outro um espaço de convivência e cultura, ambos com certificação LEED-NC Platinum.

 

 

Clique aqui e envie sua proposta.

 

Você pode enviar uma proposta educacional para ser um palestrante e ao mesmo tempo, ser um revisor de outras propostas! Desta forma, é possível você entender como outras propostas são enviadas, avaliar e melhorar suas futuras propostas educacionais.

 

Seja também um revisor das sessões educacionais nacionais e internacionais Clique aqui e inscreva-se!

Deixe uma resposta