15 Sessões Educacionais que todo Arquiteto tem que ver!

postado em: Dicas | 0

15-Arquitetos-headder

 

A 6° edição do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo é um excelente local para compartilhar experiências, aumentar o benchmarking e se conectar com influentes personalidades do setor de construção sustentável mundial.

Por meio da plataforma de transformação de mercado, “Call for Proposal”, compartilhada com a Greenbuild – maior evento do mundo em construção sustentável – profissionais renomados se candidataram à palestrar na Conferência do GBC Brasil. Após a inscrição, cada Sessão foi revisada 6 vezes além de ser submetida à duas fases de Revisão, por cerca de 70 profissionais – 47 na primeira fase e 20 na segunda fase – que aprovam “apenas” 60 Sessões Educacionais que serão apresentadas no evento.

Com tantas palestras interessantes para você ver, separamos 10 IMPERDÍVEIS:

 

1.

Palestra-A01

Marina Silva compartilhará com os participantes do Green Building Brasil suas idéias sobre o desafio de promover o desenvolvimento sustentável e de criar uma cultura de sustentabilidade no Brasil e no mundo. Essas idéias são frutos da experiencia que acumulou em seus mais de 30 anos de militância socioambiental, que se iniciou nas lutas dos seringueiros ao lado de Chico Mendes no Acre, passando pelos mandatos parlamentares nos âmbitos municipal, estadual e federal, Ministério do Meio Ambiente, ONGs socioambientais e duas candidaturas à Presidência da República.

 

 

2.

Palestra-J04Roberto Loeb, Sócio Diretor na LoebCapote, Luis Capote, Sócio diretor na LoebCapote e Damiano Leite, Sócio da LoebCapote e Ybyraa irão discutir sobre os desafios de projeto, concepção e execução. Também serão discutidos quais foram as medidas adotadas que permitiram a classificação dentro do LEED, e os desafios de integrar todas as disciplinas em um projeto sustentável. Para isso, serão apresentados 5 projetos da LoebCapote: Ponte Friedrich Bayer, Eco Commercial Building Bayer, Santander Data Center Sicpa e Avon.

 

 

3.

Palestra-D01

Eric Corey Freed, Vice Presidente do International Living Future Institute e Matthew Grocoff, Diretor e Fundador da Thrive Collaborative e parceiro na Polymath Development, abordarão estratégias ousadas e visionárias para transformar centros urbanos abandonados em áreas revitalizadas, positivas e com qualidade de vida, repleta de diversidade e atividade. Você aprenderá como substituir a infraestrutura decadente com sistemas de rede de água e energia de forma autossustentável, gerando fontes de materiais de construção e coletando resíduos urbanos. Esta divertida conversa vai inspirá-lo a transformar a maneira como você olha para seu negócio.

 

 

4.

Palestra-D03

Danielle Garcia, Diretora da Casa do Futuro, Fernanda Magalhães, Consultora LEED da Casa do Futuro e Rosana Correa, Sócia da Casa do Futuro, levantarão aspectos positivos e negativos de metodologias utilizadas no desenvolvimento dos projetos e como, ao contrário do que o mercado acredita, a sustentabilidade ambiental pode maximizar valores e lucros de um projeto. Serão ressaltadas as deficiências da maneira convencional de projetar e, através de exercícios práticos, será provada a melhoria de resultados através de práticas e ferramentas mais modernas como o Processo de Projeto Integrado – necessário para a V4 LEED – e o BIM.

 

 

5.

Palestra-D05

Adriana Hansen, Sustainability Consultant da CTE e Alessandra Caiado, Coordenadora de Materiais Sustentáveis da CTE, proporcionarão uma visão geral dos requisitos e de todas as ferramentas disponíveis para tornar produtos preferíveis ambientalmente, apresentando formas de comunicação para que os diferenciais sejam percebidos pelo consumidor final.
Com esta palestra o fabricante irá conhecer e compreender os novos requisitos do LEED v4 e oportunidades para seus produtos no mercado de Greenbuilding além de compreender a importância da divulgação de seus produtos com comprovação e transparência para participar e conquistar novas oportunidades de vendas.

 

 

6.

Palestra-F01

Casius Pealer, Diretor da Sustainable Real Estate Development Assoc. AIA, Roberto Moris, Pesquisador Chefe da National Research Center for Integrated Natural Disaster Management e Stuart Brodsky, Diretor da Center for the Sustainable Built Environment da Schack Institute of Real Estate, abordarão questões de planejamento e desenvolvimento encontradas por profissionais que trabalham para integrar os princípios de design sustentável em esforços de reconstrução. A apresentação incluirá estudos de caso e lições com a reconstrução após o furacão Sandy na cidade de Nova York, NY (2012 até o momento), a reconstrução após o terremoto em Santiago, Chile (2010 até o momento) e a reconstrução de Nova Orleans, LA, após o furacão Katrina (2005 até o momento).
Os participantes sairão desta apresentação com uma compreensão complexa destas questões-chave, bem como exemplos concretos de sucesso e fracasso.

 

 

7.

Palestra-J03

Ricardo Young Silva, Vereador da Câmera Municipal de São Paulo, Gilberto Natalini, Vereador da Câmera Municipal de São Paulo e Daniel Todtmann Montandon, Diretor de Uso do Solo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), apresentarão o novo zoneamento proposto para São Paulo (PL 272/15) com ênfase no instrumento da Quota Ambiental, que será abordada em 4 dimensões: preservação (regras de parcelamento, uso e ocupação do solo para proteção e preservação ambiental), qualificação ambiental (regras de ocupação que permitem melhorias no sistema de drenagem e redução das ilhas de calor), fortalecimento da mobilidade urbana sustentável no uso do solo e estratégias de regulação voltadas à redução da pressão da ocupação de áreas ambientalmente frágeis.

 

 

8.

Palestra-H02

Rafael Pelli, Sócio da Pelli Clarke Pelli Architects e Javier Gonzales Campana, sócio da Balmori Associates, apresentarão o case São Paulo Corporate Towers.

Esta sessão irá destacar a importância da colaboração entre a arquitetura, paisagem e sustentabilidade e mostrar que a experiência qualitativa de um bom projeto é tão importante para a sustentabilidade como as métricas quantitativas. A conexão com a natureza, luz e sombra, brilho, controle de som, luz natural interior e seleções de materiais impactam a experiência de uma construção de formas não claramente representadas em planilhas de pontuação.

 

 

9.

Palestra-G05

Cristina Umetsu, Manager of Green Building Design Consulting da CTE – Centro de Tecnologia de Edificações.

Esta sessão abordará a evolução do mercado da construção civil nesses últimos 10 anos, por conta da certificação LEED. Os participantes irão compreender como o avanço da tecnologia foi essencial para o sucesso de 100 empreendimentos certificados LEED, quais os desafios esperados para os players da construção civil em relação à certificação de projetos na nova versão do LEED e alguns dos novos temas abordados no LEED v4.

 

 

10.

Palestra-G04

Carlos Alexandre Mourão, Diretor Técnico da C.Rolim.

Essa sessão irá fornecer uma visão geral do processo de certificação do primeiro empreendimento residencial vertical LEED no Brasil: o Paço das Águas, localizado em Fortaleza, LEED for Core&Shell Certified. Será compartilhada toda a experiência com o processo de certificação do Paço das Águas, mostrando que é possível alcançar a certificação sem consultoria externa, internalizando as responsabilidades e sem exceder o orçamento.

 

 

11.

Palestra-D04

Marco Lentini, Coordenador WWF Brasil, Fabíola Zerbini, Secretária Executiva do FSC Brasil e Renato Rocha Salgado, Consultor de Obras Sustentáveis da CTE – Centro de Tecnologia de Edificações.

A madeira é um dos materiais construtivos mais antigos e comuns, podendo ser identificada em vários tipos de obras. Os impactos ambientais e sociais associados ao consumo de madeira ilegal ou pouco confiável transcendem a floresta, afetando toda a cadeia produtiva. Através desta mesa redonda, pretende-se abordar os principais desafios de uma gestão mais sustentável deste recurso, demonstrando como a construção civil possui papel crucial para o desenvolvimento sustentável do setor madeireiro. O debate abordará a problemática do desmatamento em escala global e regional, apontando também os impactos causados à biodiversidade, mudanças climáticas e os impactos sociais causados por esta prática. Também serão apresentados os princípios que tornam a certificação FSC uma das principais certificações para madeira de origem responsável no mundo, apontando os avanços da certificação, mas também as dificuldades ainda existentes na abertura e consolidação de mercado pelos fornecedores de produtos florestais certificados. E por fim, será apresentado o perfil de consumo de madeira pelas construtoras, e os principais desafios apontados pelas construtoras para a utilização de madeira certificada.

 

 

12.

Palestra-G01-corrigido

Juliana Coelho, Responsável pelas certificações ambientais da Ilha Pura e Mariana Spignardi, Head of Sustainability Ilha Pura

Esta sessão irá apresentar soluções inovadoras implantadas na primeira fase do novo bairro planejado na região da Barra da Tijuca, a Ilha Pura, visando o uso racional de recursos e redução do impacto ambiental.
Antes de ser entregue aos clientes finais, os apartamentos acomodarão os atletas das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A Ilha Pura tem como principal pilar de desenvolvimento a sustentabilidade, implantada desde a instalação do canteiro de obras ao desenvolvimento do produto.

 

 

13.

Palestra-K04

Luiza Junqueira, Gerente Técnica na StrabJunqueira, Kika Camasmie, Sócia Fundadora do escritório kikacamasmie+arq e Henrique Cury, Managing Partner da EcoQuest do Brasil.

Será abordado o case de uma das primeiras residências que busca a certificação Referencial GBC Brasil Casa através da apresentação de cada uma das etapas e seus processos (técnicos e burocráticos), mostrando as vantagens da certificação e o porque se faz necessário pensar de dentro da casa para a escala da cidade.

 

 

14.

Palestra-A02

Gretchen Sweeney, Diretora USGBC , Debra Gondeck-Becker, Americas Construction Leader da Honeywell Anderson Benite, Diretor de Sustentabilidade da CTE – Centro de Tecnologia de Edificações.

A apresentação abordará estudos de casos de projetos que utilizam LEED EB O+M, LEED Dynamic Plaque, e sistemas e tecnologias de gerenciamento de construção para aprimorar o desempenho do edifício. A palestra responderá perguntas como:
Após a ocupação, o que aprendemos sobre como evoluir? O que temos aprendido com os primeiros adeptos do Leed Dynamic Plaque?

 

 

15.

Palestra-B01João Leal Vieira, Senior Construction Manager da Cushman & Wakefield e Sérgio Mendes, Director of Sustainable Construction and Project Management – South America da Cushman & Wakefield, abordarão a sustentabilidade em múltiplas esferas voltadas para a gestão de projetos. Proporcionando uma visão integrada dos processos através de cases de sucesso da Cushman & Wakefield, será discutida a importância do entendimento das necessidades do cliente e do ocupante, a verdadeira eficiência dos sistemas aplicados e as escolhas de projeto baseadas na independência com relação ao mercado e na utilização mínima de recursos naturais.

 

 

Clique aqui e envie sua proposta.

 

Você pode enviar uma proposta educacional para ser um palestrante e ao mesmo tempo, ser um revisor de outras propostas! Desta forma, é possível você entender como outras propostas são enviadas, avaliar e melhorar suas futuras propostas educacionais.

 

Seja também um revisor das sessões educacionais nacionais e internacionais Clique aqui e inscreva-se!

Deixe uma resposta