Certificação para o setor residencial contempla quesitos sociais

postado em: Matérias | 0

A nova versão da Certificação GBC Brasil Casa privilegia ações de educação e a legalidade da obra.

 

Criada em 2014 pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil), a Certificação GBC Brasil Casa ganhou este ano uma atualização e oferece aos interessados em certificações sustentáveis duas versões: uma para residências unifamiliares e outra para condomínios, sejam conjuntos de casas ou edifícios.

A certificação fornece as ferramentas, a metodologia e o conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e condomínios com alto desempenho econômico, social e ambiental no setor residencial. A pontuação para que se atinja a certificação foi definida com base no alinhamento aos temas prioritários para o Brasil e para o setor residencial.

A ponderação para atendimento dos créditos distribuídos entre as categorias implantação, uso eficiente da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, requisitos sociais, inovação e projeto e créditos regionais segue a seguinte disposição: 28% Mudanças Climáticas; 22% Saúde e Bem-Estar; 20% Benefícios Econômicos; 12% Recursos Hídricos; 10% Biodiversidade; 8% Comunicação e Educação. A certificação também inclui conceitos de saúde, bem-estar e conforto dos ocupantes, de forma transversal, nas diversas categorias da certificação.

 

Certificação Casa x LEED

 

 A Certificação GBC Brasil Casa é derivada da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Projeto Ambiental), aplicada em 165 países.

O processo de certificação, a pontuação e os níveis de certificação possíveis são os mesmos para a Certificação GBC Brasil Casa e o LEED. Porém, há alguns pontos em que as certificações se diferem. Um deles diz respeito às normas em que são baseadas. A Certificação GBC Brasil Casa se baseia em normas brasileiras (Procel, ABNT etc.). Já o LEED é calçado em normativas norte-americanas e algumas europeias. Os 165 países em que o LEED está presente têm que se adaptar a essas normas.

As categorias para a certificação também são as mesmas. No entanto, a Certificação GBC Brasil Casa recebeu uma categoria importante para esse segmento, que é a de REQUISITOS SOCIAIS. Esta categoria verifica legalidade, educação, acessibilidade, dentre outros.

 

Inscrições abertas para o curso “GBC Brasil Casa e Condomínio“!

Saiba mais

 

Felipe Faria, diretor-executivo do GBC Brasil e presidente regional da Rede das Américas, explica que as obras residenciais ainda padecem de grande informalidade. ”Dessa forma, a categoria atesta se a documentação do trabalhador está em dia, a capacitação profissional dele, se tem cursos de segurança no trabalho e de atuação responsável, como reciclagem de resíduos da obra, entre outros”, conta o executivo. Essa classificação vale 5 pontos na certificação.

O processo de auditoria e certificação é segmentado em duas fases, a do projeto e a da obra em si, o que facilita o processo de certificação e beneficia o empreendedor no momento de comercialização do projeto ou na busca de incentivo financeiro relacionado a políticas públicas.

 

Casa de Henrique Cury, localizada em São Paulo foi certificada Nível Ouro.

 

O GBC Brasil passa a contar com a parceria do Bureau Veritas, líder mundial na avaliação de conformidade e certificação, que realizará a auditoria, incluindo verificação in loco das edificações a serem certificadas.

O Bureau Veritas já realizou a auditoria de três projetos: Casa Eudóxia, localizada em Campinas (SP) e certificada Nível Ouro; Casa de Henrique Cury, localizada em São Paulo (SP) e certificada Nível Ouro; Terra Mundi, condomínio localizado em Goiânia (GO), em processo final de auditoria. Além desses, o GBC Brasil registra atualmente 11 projetos pilotos de condomínios, nos estado de Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Já na modalidade de residências unifamiliares, são 9 projetos-piloto e 21 residências na versão da certificação, somando 41 projetos registrados.

 

Saiba mais sobre a Certificação GBC Brasil Casa e Condomínio através dos Infográficos gratuitos!

GBC Brasil Casa

GBC Brasil Condomínio

 

Fonte: Condomínios Verdes

Deixe uma resposta