A colaboração como princípio norteador da construção sustentável

postado em: Matérias | 0

Construir a cada dia edifícios que respeitam o meio ambiente e proporcionam aos seus ocupantes conforto e bem-estar deve ser o mote contínuo da nossa indústria. A construção sustentável já está acontecendo no mundo e, também, no Brasil, que ocupa uma posição importante entre os principais países em número de empreendimentos certificados. Mas, essa dinâmica deve ser acelerada e sistematizada para tornar de vez o tema da sustentabilidade realidade no nosso mercado da construção civil, ainda tradicional.

eduardo-eleuterio
Eduardo Eleutério

A Saint-Gobain está fortemente comprometida para o desenvolvimento da chamada “economia verde”. O Grupo participa em particular como fundador e membro ativo de diversos Green Building Councils distribuídos pelo mundo, bem como faz parte do Advisory Board do World Green Building Council, e aceitou o convite de participar do Conselho de Administração do Green Building Council Brasil, do qual tenho a honra de exercer a presidência.

A nossa organização está no caminho certo. Os resultados e conquistas realizadas ao longo dos anos comprovam sua força, representatividade e credibilidade no País, e junto com as demais empresas membros e parceiros, temos uma oportunidade única de incentivar a mudança.

A eficiência energética, sem dúvida, é um ponto crucial e prioridade do Green Building Council Brasil: hoje os edifícios representam mundialmente um terço das emissões de gases de efeito estufa e 40% do consumo global de energia. Temos urgência em propor soluções construtivas e materiais inovadores que reduzam ao máximo o impacto no meio ambiente assim como garantem a qualidade de vida das pessoas nas construções. Estes benefícios têm sido percebidos cada vez mais por projetistas, construtores e pela indústria da construção como um todo. Não tenho dúvidas de que, unindo as nossas inovações e intensificando nossa colaboração, conseguiremos encorajar o desenvolvimento crescente de edifícios verdes, adaptados às condições climáticas e especificidades da nossa região. Neste sentido, o Green Building Council Brasil tem um papel importante em incentivar os conceitos de Declaração Ambiental de Produto e Avaliação de Ciclo de Vida.

Junto à proteção do meio ambiente, a questão do bem-estar dos usuários das edificações está ganhando peso nas preocupações do setor e os projetos que integram seus princípios se multiplicam. Nos ambientes internos, os aspetos de conforto, seja térmico, acústico, visual, modular ou ainda a qualidade do ar, são primordiais e permitem aos seus ocupantes realizarem suas atividades em boas condições.

Outros pontos-chaves, as regulamentações e certificações, implantadas gradativamente, são um apoio valioso para incentivar a construção sustentável no Brasil e a divulgação ampla da sua importância e vantagens entre todos os atores da cadeia. Para continuar avançar nesse processo, o Green Building Council Brasil intensificará seus esforços e fortalecerá ainda mais a abrangência e penetração das certificações como ferramentas de transformação e democratização do tema.

Nós, executivos e corporações, devemos ter em mente que o equilíbrio entre crescimento econômico, mitigação dos impactos, redução do uso de recursos naturais e melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas são a melhor opção de negócio. É um ciclo virtuoso que visa à criação de valor para toda a cadeia produtiva da nossa indústria.

A colaboração é o princípio norteador deste movimento, que envolve setores e mercados diversos. Neste sentido, o Green Building Council Brasil reforçará sua interação com as suas 800 empresas associadas, bem como buscará o ingresso de novos aderentes, de forma a evidenciar a riqueza e pluralidade de atividades realizadas por esta organização que atua de forma multi setorial.

Por fim, reitero o compromisso para que nós, membros do Green Building Council Brasil, possamos impulsionar e fortalecer este movimento. Estou seguro de que, estando juntos, não haverá limites para o sucesso de nossas realizações.

 

Texto escrito pelo Eduardo Eleutério, atual Presidente do GBC Brasil.

Deixe uma resposta