A Sustentabilidade Além do Corporativo

postado em: Matérias | 25

materia-diase-bannerAs construções são a representação do trabalho dos homens e, assim como a arte, muitas vezes se transformam no espelho social de uma época. La Belle epoque na França, os arranha-céus de Manhatan, são marcos de épocas vivas até hoje no imaginário ocidental. No entanto, a complexa materia-diase-sustentabilidade-alem-do-corporativo1sociedade atual nos faz distante daquilo que não nos pertence. O tempo passa em meio aos compromissos e as intermináveis horas no trânsito, que não nos deixam sentir o pulsar da cidade e de suas obras extraordinárias, muitas vezes a poucos metros de nós. É assim que tem sido, embora tentemos mudar esta realidade.

Ser-estar, pertencer à comunidade que nos cerca, conhecer as pessoas que estão próximas. Por que isso é tão difícil? Vivemos num mundo mais virtual do que real. A todo momento, desesperados, checamos as redes sociais, e-mails, respondemos mensagens e, se sobrar tempo, damos uma olhada para o indivíduo (esse individuo nunca foi tão individual) que está do nosso lado. Quem sabe apenas para sabermos se estamos vivendo de verdade no mundo real.

Nos anos 1970 algum poeta disse: “Pare o mundo que eu quero descer”. Hoje, mais de quarenta anos depois, o mundo está ainda mais confuso e complexo. E a palavra-chave para resolver toda esta situação é uma só: SUSTENTABILIDADE. A princípio esse termo estranho era interpretado apenas como uma releitura (o mundo adora releituras) de Ecologia, que aos poucos foi caindo em desuso, pois representava apenas assuntos ligados a Natureza. Porém, era preciso um termo mais “moderno” para caracterizar a sociedade em que vivemos.materia-diase-sustentabilidade-alem-do-corporativo2

Aos poucos, mesmo que cognitivamente, vamos entendendo que a sustentabilidade é muito mais que somente o cuidado com a Natureza. Aprendemos também que o meio ambiente é muito mais do que aquilo que estávamos acostumados a enxergar. Ele é tudo a nossa volta. Então por que não semeamos o bem para retornar coisas positivas para toda a sociedade?

Está cada vez mais claro no mundo corporativo que pagaremos um preço muito alto no futuro se os bens materiais e naturais continuarem a ser explorados como se não houvesse amanhã. Mas grandes mudanças já são realidade. Na construção civil, por exemplo, o método tilt-up, surgido nos EUA, é um exemplo de otimização de serviço e bens naturais. Por ser confeccionado diretamente no canteiro de obras, com as paredes sendo erguidas diretamente do chão de forma impressionante, o processo tilt-up economiza materiais, transporte, tempo e põe menos em risco a segurança dos colaboradores, sendo muito competitivo e já produzido por grandes construtoras, como a Diase.

materia-diase-sustentabilidade-alem-do-corporativo3Mas também é preciso alimentar as relações humanas com foco especial na sustentabilidade. Fazer com que as pessoas sintam-se pertencentes ao mundo em que elas vivem. E alguns exemplos já podem ser considerados como quebra de paradigmas da nova sociedade. A Certificação LEED é uma delas. Presente em 160 países, a certificação se baseia numa tríade fundamental para o equilíbrio do planeta: Econômica, Social e Ambiental. Mas como fazer as pessoas envolvidas no processo – no caso na área de construção – entendam essa necessidade? Muito simples, tornando-as parte disso.

É aí que a sustentabilidade dos gestores fazem da empresa algo além de capital, pró-labore e número de matrícula. A Diase, empresa Membro do GBC Brasil, percebeu que poderia ir além do seu negócio e o lucro que ele poderia gerar. A empresa queria ser mais humana. Isso se reflete nas ações com os colaboradores durante as Semanas Integradas, que motivam desde o mais humilde trabalhador e o torna tão importante quanto o chefe, porque na verdade os dois fazem parte de um quebra-cabeças onde as peças precisam encaixar para dar certo e para que as construções reflitam de forma harmônica o desejo do cliente. Para isso, a empresa utiliza métodos de integração como música, prática de exercício físico e plantio de árvores, sempre envolvendo, além dos colaboradores, lideranças e a comunidade local onde a obra está inserida.

A principal diferença desse tipo de atitude é: essas pessoas que fazem parte da obra e a comunidade do entorno jamais vão passar despercebidas pelo empreendimento, porque elas se sentem realmente parte daquele projeto. O orgulho de ser brasileiro, do Brasil que dá certo, planta esperança e semeia futuro digno para todos.

materia-diase-sustentabilidade-alem-do-corporativo4Já disse o Barão de Itararé: “O que se leva desta vida é a vida que se leva”, por isso, ações que envolvem a comunidade ou então um simples olhar mais atencioso para situações de vulnerabilidade, tornam sentimentos em ações. A exemplo da ação social da Diase que culminou na reforma do Lar dos Velhos São Bento, em Duque de Caxias. Ação que reconhece hoje quem ajudou a construir a nossa história no passado, pensando no futuro e no bem-estar.

Por isso no mundo atual, sempre que alguém lhe perguntar o que importa realmente hoje, responda sem sombra de dúvida: a sustentabilidade. Ela é a base de tudo para que sejamos menos “Eu” e mais “Nós”. Para que mais construções no nosso dia a dia agitado sejam vistas como frutos de boas ações, de pessoas dedicadas a nos deixarem um mundo melhor.

 

Texto escrito pela empresa Membro do GBC Brasil: Diase Construções Ltda.

 

Leia também:

25 Respostas

  1. Alexandre Sakamoto
    | Responder

    Caros;

    Estou postando os links de alguns vídeos relativos aos trabalhos da Diase em prol da sustentabilidade.

    1º Vídeo – Reforma do Asilo
    https://youtu.be/7taMTQErIPM

    2º Video – 4º Semana Integrada
    https://youtu.be/QFtx2TnREC8

    3º Vídeo – 5º Semana Integrada
    https://youtu.be/G3ZKxaXL2Tk

  2. Rodrigo de Jesus Peres
    | Responder

    Parabéns a todos, bons profissionais traz o resultado e este é prova de mais um de vários.

  3. Amarildo Ferreira de Lima
    | Responder

    Parabéns,
    O tema sustentabilidade ambiental nos faz refletir acerca da conduta do ser humano em relação aos recursos naturais, por isso é muito importante que tenhamos uma relação de harmonia e equilíbrio entre o homem e a natureza.

  4. Welitton L B Pereira
    | Responder

    Parabenizo o autor por ter feito uma ótima abordagem do assunto em questão e sobretudo, o excelente trabalho que a Diase vem promovendo ao decorrer da sua trajetoria. A consientização das partes interessadas são corroboradas a medida em que as praticas de sustentabilidade são exercidas regularmente, seja na vertente economica, social ou ambiental, os resultados destacam-se com maior efetividade. A Diase entende isso e por consequência, contribui com os pilares da sustentabilidade. Desejo sucesso a todos, e agradeço por fazer parte da equipe.

  5. Reinaldo
    | Responder

    Parabéns aos profissionais envolvidos! E que empresas sérias junto com a teoria está colocando em pratica e transformando vidas!!!

  6. Camille
    | Responder

    Tive a oportunidade de acompanhar mais de perto o trabalho da DIASE e admiro a seriedade da empresa ao lidar com questões de sustentabilidade , e a preocupação em conscientizar seus respectivos funcionários para que a atitude deles seja um diferencial não somente na obra, mas na sociedade. Meus parabéns pelo artigo, e torço para que mais empresas do setor de construção civil adotem a mesma postura que vocês, a fim de criarmos uma nova visão de construção sustentável.

  7. Plinio
    | Responder

    Parabéns Sakamoto grande trabalho

  8. Jorge Luís Gonçalves
    | Responder

    Parabéns aos profissionais envolvidos! , e torço para que mais empresas do setor de construção civil adotem a mesma postura para fim de criarmos uma nova visão de construção sustentável.

  9. Sandra Simões
    | Responder

    Parabéns a DIASE pelos grandes feitos pela consciência social, pelo exemplos de responsabilidade para com a sociedade o ser humano e o planeta.

  10. Angela
    | Responder

    Parabéns a equipe Diase pelo excelente trabalho desenvolvido! A Sustentabilidade vivênciada dessa forma é um exemplo para todas as empresas e comunidades!

  11. Alexandre Melo
    | Responder

    Parabéns a todos !!!!

    Podemos dizer que a DIASE foi além da SUSTENTABILIDADE exercendo ainda a RESPONSABILIDADE SOCIAL.

  12. Morgana Viapiana
    | Responder

    Excelente abordagem. Parabéns a toda equipe Diase por exercer o compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social!

  13. Cleber
    | Responder

    ” Nem só de lucro vivem as grandes empresas.”
    Bem verdade, e o termo sustentabilidade deve ser ampliado e aplicável a todas organizações. É plural. As empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas. Muito pelo contrário, o mercado deve agora prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e a toda comunidade. O chamado de servir com responsabilidade e sustentabilidade é uma dádiva, não tem preço, bem sucedida será a empresa que vive essa experiência. Parabéns Diase!

  14. Fabiana
    | Responder

    Parabéns a todos envolvidos, e fico muito feliz em fazer parte de uma empresa consciente.

  15. Pâmella D' Alberto
    | Responder

    Tenho orgulho da Construtora Diase pelo compromisso que sempre teve com as pessoas e os valores humanos e pela preocupação que tem com o meio ambiente.
    Parabéns pela matéria!

  16. Rosalba
    | Responder

    DIASE !!! Parabéns !!! Precisamos de empresas do seu porte, preocupada com a responsabilidade social….ambiental…. onde o Ser Humano é valorizado !!! Desejo que continue crescendo com as Bênçãos de Deus!!!

  17. RICARDO JOHANSEN RICARDO
    | Responder

    Bom dia caro ALEXANDRE, PARABÉNS pelas atividades executadas para sua empresa, com foco nas ações sócio-ambientais, com sustentabilidade, considerando que essas realizações são o mínimo que sua empresa pode esperar de você. Atenciosamente.

  18. Luiz Claudio de Paula Silva
    | Responder

    Parabéns à Diase e aos profissionais envolvidos! Trabalhos como esse nos levam refletir, sobretudo que podemos ser no meio sócio-ambiental, mostra que as vezes pequenos detalhes fazem grande diferença. Que mais feitos como esse sejam realizados e publicado, para que pessoas e empresas tomem consciência da importância de cada um para um mundo melhor!

  19. Flávio Tomas
    | Responder

    Ótimo trabalho, visando o futuro do mundo .
    Que este exemplo seja seguido por mais e mais empresas.

  20. Raimundo Moura
    | Responder

    O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará; gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas; estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras. Parabéns Diase!

  21. Pâmela Renon Eller
    | Responder

    Que cada vez mais as instituições se preocupem com o futuro do planeta e que estejam envolvidas em ações para torna-lo melhor. Que possamos evoluir como ser humano e espelhar essa melhoria no nosso dia a dia profissional.
    Parabens à Diase e ao GBC Brasil pelas ações desenvolvidas.

  22. Marciel Santana
    | Responder

    Parabéns para toda nossa equipe Diase ,
    Pensar em sustentabilidade é pensar em nossos filhos,no próximo e em si mesmo….

  23. ARTUR TEIXEIRA ALVES
    | Responder

    Trabalhar com sustentabilidade é plantar um presente que garanta a subsistência das novas gerações num planeta que pede socorro e se aquece a cada dia. Pois melhor que plantar árvores, despoluir rios, proteger animais, é semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza.

  24. Rodrigo Ribeiro de Souza
    | Responder

    Parabéns a Diase por plantar a semente, SUSTENTABILIDADE, por investir e acreditar em mundo melhor.
    Merece todo respeito e orgulho de nós colaboradores.
    Parabéns a toda equipe envolvida pelo excelente trabalho.

  25. José Carrasco
    | Responder

    Tive o previlégio de conhecer a Construtora Diase em 2007, uma empresa desde sempre preocupada em proteger o meio ambiente, realizando dia a dia um excelente trabalho de divulgação e ensinamentos sobre nosso sistema ambiental e também, saúde, educação e união. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto, em especial ao Eng° Alexandre Sakamoto, por nós considerado exemplo pelo esforço e dedicação nos trabalhos desenvolvidos.

Deixe uma resposta