14 Sessões Educacionais imperdíveis para Profissionais da Construção Sustentável

postado em: Dicas | 0

Profissinais-da-Construção-Sustentável

A 7° edição do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo esta chegando! O evento é um excelente local para compartilhar experiências, aumentar o benchmarking e conectar-se com influentes personalidades do setor de construção sustentável mundial.

Por meio da plataforma de transformação de mercado, “Call for Proposal”, compartilhada com a Greenbuild – maior evento do mundo em construção sustentável – profissionais renomados se candidataram à palestrar na Conferência do GBC Brasil. Após a inscrição, cada Sessão foi revisada 6 vezes além de ser submetida à duas fases de Revisão, por cerca de 80 profissionais – 62 na primeira fase e 20 na segunda fase – que aprovam “apenas” 48 Sessões Educacionais que serão apresentadas durante os dias 09 a 11 de agosto.

Com tantas palestras interessantes para você ver, separamos 14 que todo Profissional da Construção Sustentável tem que ver:

 

1: Menos energia, mais calorias: desenhando cidades mais ativas

Sessão-1---B03

Gabriela Callejas, cofundadora do Cidade Ativa, apresentará o histórico do conceito active design e diretrizes colocadas no “Active Design Guidelines” e introduzirá a problemática no Brasil. Na sequência, participantes serão convidados a elaborar estratégias para reduzir consumo energético/aumentar gasto calórico em situações específicas colocadas pela apresentadora. O intuito é levantar, através de um brainstorming, ideias de leis, pesquisas, projetos, checklists, campanhas, programas políticos ou outras iniciativas que incorporem os conceitos introduzidos pelo active design à realidade brasileira.

 

2: Museu do Amanhã – O piloto do LEED EB-O&M + LEED Dynamic Plaque como ACP

Sessão-2---C01

Rosana Correa, Sócia fundadora da Casa do Futuro, e Gautami Palanki, Diretora do Conselho Norte-americano de Construção Verde, irão apresentar o processo de certificação como um todo e focar nos itens onde há interação entre a Dynamic Plaque e o LEED EB v4. Ressaltam também as maiores diferenças e pontos de atenção entre a versão v3 e v4.

 

3: A fonte dos Seis Segredos para Criar Programas de Sustentabilidade de Sucesso

Sessão-3---D01

Julie Honeywell, Chief Human Resources Officer at Paladino and Company, e Donna McIntire-Byrd, Chief Energy & Sustainable Design no Departamento de Estado dos EUA, apresentarão aos participantes do GreenBuild o Modelo Influenciador de Seis Fontes da Vital Smarts, intitulado Abordagem de Gestão de Mudanças do Ano pela MIT Sloan Management Review. Aqueles que entendem a ciência por trás da mudança de comportamento e aplicam uma estratégia de gestão de mudança tendo como alvo todas as seis fontes de influência são 10 vezes mais bem-sucedidos em seus esforços para influenciar a mudança de todo o sistema.

 

4: Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono no Brasil

Sessão-4---D02-(falta-Maurício-Guerra)

Na apresentação de Maria Carolina Fujihara, coordenadora Técnica do GBC Brasil, Igor Albuquerque, Climate Change Manager at ICLEI, Maurício Guerra, secretário executivo de Sustentabilidade, e Roberto Strumpf, Founding Partner at PangeaCapital, será apresentado sobre o projeto URBAN LEDS, o caso de Recife e o caso do Parque da Cidade, um bairro em São Paulo que utilizou a metodologia GPC – Global Protocol for Community – Scale Greenhouse Gas Emission Inventories, que foi desenvolvida pelo GHG Protocol (maior ferramenta internacional de avaliação de emissões), criada para medir, reduzir e controlar as emissões de GEE de cidades no mundo todo.

 

5: Biomimética, como a Natureza pode inspirar inovações na Construção

Sessão-5---D03

Ricardo Mastroti, Partner na Bemtevi Investimento Social e Biomimética, Alessandra Araujo, Diretora Executiva na GCP Arquitetos, e Sérgio Coelho, Principal at GCP Arquitetos, apresentarão o que é Biomimética e Metodologia para aplicação, assim como o conjunto de valores chamado Life Principles. A metodologia apresentada é a desenvolvida pela Biomimicry 3.8. Visando facilitar a abrangência da aplicação, serão apresentados muitos exemplos de produtos que foram criados inspirados na natureza. Será também apresentado o projeto pioneiro de um hotel realizado pela GCP usando Biomimética. Após a parte teórica e para melhor compreensão sobre o tema, faremos duas dinâmicas para observar e identificar características em alguns exemplos.

 

6: Walkability, um grande passo para a sustentabilidade urbana

Sessão-7---F02

Myriam Francisco, Coordenadora de Equipe da área de Sustentabilidade no CTE, e Benedito Abbud, proprietário da Benedito Abbud Paisagismo Planejamento e Projetos, apresentarão ao público como as estratégias de pedestrianização em intervenções urbanísticas podem impactar a qualidade ambiental e o desenvolvimento urbano sustentável. Além de uma abordagem conceitual sobre o tema, pautada na discussão teórica especializada atual, serão apresentados projetos recentes no Brasil e no Mundo considerados referência em Walkability para a evolução do desenho urbano sustentável no Brasil.

 

7: Retorno Financeiro Vs. Produtividade – Primeiro Case WELL do Brasil

Sessão-8---G01

Luiza Junqueira, Founding Partner at StraubJunqueira, Eduardo Straub, Diretor da StraubJunqueira, Marcos Bensousan, Presidente na SETRI Consultoria em Sustentabilidade, e Megan Sparks, Program Manager at U.S. Green Building Council, farão a apresentação do primeiro case de Certificação WELL no Brasil. Um escritório existente de 50m2 que passou por profundas adequações físicas e comportamentais, visando elevar o bem-estar, produtividade, qualidade de vida e saúde dos usuários através de melhorias no ambiente de trabalho. Além disso, serão apresentados o valor do investimento vs. retorno financeiro, as facilidades, dificuldades e barreiras encontradas na aplicação do processo bem como lições aprendidas e visão da aderência da Certificação ao mercado nacional. Contaremos com a participação do proprietário expondo suas opiniões a respeito dos temas abordados.

 

8: Otimização de cadeia de Fornecedores: Lições aprendidas

Sessão-9---H01

A sessão de Sara Cederberg, Diretora Técnica no departamento de LEED do U.S. Green Building Council, levará os participantes através do processo de implementação dessa opção, oferecendo exemplos de políticas ambientais, de saúde e de gestão de segurança bem-sucedidas. Irá discutir quem dentro da empresa do fabricante precisa estar envolvido no processo e quem pode ser um auditor qualificado. Por último, irá discutir o que isso significa para a equipe comum do projeto LEED. O que eles devem procurar ao buscar essa opção e onde encontrar essa informação.

 

9: Trazendo de baixo para cima: soluções mensuráveis para os edifícios existentes

Sessão-10---I02

Daniele Horton, fundadora e presidente da Verdani Partners e LEED Fellow, e Mariana Young, Gerente de Sustentabilidade da Verdani Partners, irão decorrer sobre suas experiências em diversos cases de retrofits em empreendimentos, que podem servir de exemplo para alavancar o sucesso do setor como um todo. Estas proprietárias irão discutir as estratégias, lições aprendidas e as melhores práticas de gestão que tenham efetivamente implementado para grandes resultados em edifícios existentes sustentáveis, em diversos cases.

 

10: Primeiros resultados da pesquisa: saúde e bem-estar em edifícios e espaços corporativos

Sessão-11---I03

Maíra Macedo, Coordenadora de relações institucionais e governamentais no Green Building Council Brasil, José Modica, Manager at Transpetro, e Eleonora Zioni, Owner at Asclepio Consultoria, apresentarão a métrica física realizada através de medições “in loco” dos sistemas e equipamentos, dentre eles: conforto térmico, qualidade do ar- condicionado, taxa de ventilação, umidade relativa, temperatura e velocidade do ar, iluminação, ruídos odor. Dentro de cada uma das categorias foram realizadas perguntas aos ocupantes com a finalidade de averiguar o seu grau de satisfação com a categoria em questão. Na apresentação dos resultados, os autores comprovarão a relação do ambiente do escritório com as métricas físicas através de análises e comparações dos aspectos citados orientados ao conceito de bem-estar pessoal e psicológico.

 

11: Incentivando Construções Sustentáveis – A Proposta Paulistana

Sessão-12---J02-(falta-Helia-Pereira)

Helia Pereira, Diretora do DEPLAN da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo (SVMA), Paulo Mantey, da Prefeitura do Município de São Paulo, e Bruno Borges, Consultor Independente, irão apresentar a lógica da Quota Ambiental e incentivos urbanísticos do novo Zoneamento Paulistano, além de outras medidas de incentivo à construção sustentável. A Quota Ambiental exige que lotes com área superior a 500m² atinjam determinada pontuação mínima para obterem o licenciamento e a proposta ainda prevê incentivos urbanísticos para aqueles que pretenderem pontuação superior à mínima ou que apresentarem soluções sustentáveis comprovadas por certificação especializada.

 

12: Madeira certificada FSC® nas obras: além da legalidade

Sessão-13---K03

Aline Tristão, Diretora Executiva na Forest Stewardship Council, Anna Fanzeres, Consultora Independente, e Ricardo Russo, Senior Analyst of Legality and Forest Governance, mostra que a certificação florestal pode novamente estar na vanguarda de mudanças necessárias nas diretrizes do manejo florestal de nativas promovendo a sustentabilidade das florestas produtivas e a legalidade dos produtos madeireiros.

 

13: Aprendizagem projetual para catalisar mudanças na América Latina

Sessão-14---L01

David Dominguez, Coordenador de Projetos LEED no Edmonds International, Hector Miranda, Director Gerente at Red Regenerativa, e Mauricio Ramírez, Sustainability Consultant en Lend Lease México, explicam a estratégia para a América Latina com os atuais LEED-Labs, incluindo tópicos como: desafios transformados em oportunidades, tarifas, esforços de envolvimento de inquilinos e criação de uma rede de líderes fortes no desenvolvimento sustentável. Numa sessão informal, os participantes da sessão irão avaliar uma estratégia de implementação LEED-Lab com auxílio do palestrante.

 

14: Net Zero Energy: Da Concepção a Operação de Edifícios Autosuficientes

Sessão-15---L03-(falta-Ricardo-Cansian)

A palestra de Rafael Sabetzki, Electrical Engineer, LEED AP BD+C at Petinelli, e Ricardo Cansian, Diretor e responsável técnico da RAC Engenharia, visa demonstrar viabilidade técnica e econômica de edifícios net zero otimizando investimentos em eficiência energética e energias renováveis.

 

casaUma das novidades do Greenbuilding Brasil 2016 será o Espaço Conceito GBC Brasil Casa, que consiste em uma exposição demonstrativa e educacional dos conceitos de sustentabilidade presentes nas certificações Referencial GBC Brasil Casa e LEED. Trata-se de um showroom de inovação à disposição de todos os visitantes.
Saiba mais clicando aqui

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se-Evento

Sessões-Edu---Botão-BlogVisitação---botão-blog

Deixe uma resposta