15 Sessões Educacionais imperdíveis para profissionais da Construção Sustentável

postado em: Dicas | 0

15-Headder

 

A 6° edição do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo é um excelente local para compartilhar experiências, aumentar o benchmarking e se conectar com influentes personalidades do setor de construção sustentável mundial.

Por meio da plataforma de transformação de mercado, “Call for Proposal”, compartilhada com a Greenbuild – maior evento do mundo em construção sustentável – profissionais renomados se candidataram à palestrar na Conferência do GBC Brasil. Após a inscrição, cada Sessão foi revisada 6 vezes além de ser submetida à duas fases de Revisão, por cerca de 70 profissionais – 47 na primeira fase e 20 na segunda fase – que aprovam “apenas” 60 Sessões Educacionais que serão apresentadas no evento.

Com tantas palestras interessantes para você ver, separamos 15 que são IMPERDÍVEIS para profissionais da Construção Sustentável:

 

1.

Palestra-A01

Vanderley Moacyr, Escola Politécnica, abordará o conceito de superfícies frias, revestimentos que reduzem a temperatura interna dos edifícios e das ilhas de calor urbana por refletirem para o espaço parte da radiação solar. Será feita uma comparação entre as superfícies frias em outros países e no Brasil explorando as diversas vantagens e benefícios destas novas tecnologias.

 

2.

Palestra-A02

Gretchen Sweeney, Diretora USGBC , Debra Gondeck-Becker, Americas Construction Leader da Honeywell Anderson Benite,Diretor de Sustentabilidade da CTE – Centro de Tecnologia de Edificações.

A apresentação abordará estudos de casos de projetos que utilizam LEED EB O+M, LEED Dynamic Plaque, e sistemas e tecnologias de gerenciamento de construção para aprimorar o desempenho do edifício. A palestra responderá perguntas como:
Após a ocupação, o que aprendemos sobre como evoluir? O que temos aprendido com os primeiros adeptos do Leed Dynamic Plaque?

 

3.

Palestra-A03Álvaro Silveira, Diretor da Atla Consultoria e Alexandra Maciel, Coordenadora de Infraestrutura do Ministério do Meio Ambiente – Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade, abordarão novas ferramentas técnicas e financeiras para o suporte na implantação de edifícios novos e existentes (retrofit) que reduzam o impacto ambiental e emissões de CO2 e Gases Efeito Estufa.
Serão apresentados casos de sucesso na utilização de novas ferramentas tecnológicas de acesso público para aplicação nos projetos de eficiência energética e energias renováveis. 

 

4.

Palestra-A05Cassia Pegoraro, Gerente de Sustentabilidade e Legalização da Starbucks Brasil, apresentará a Certificação das lojas Starbucks e sua visão global para reduzir o impacto ambiental. Hoje existem 664 lojas Certificadas em todo o mundo, sendo 12 no Brasil. Irão mostrar como podem reduzir o impacto ambiental de suas operações de negócios através da construção de mais lojas eficientes Certificadas LEED Retail.

 

 

5.

Palestra-B02Carlos Henrique Delpupo, Diretor de Geração e Eneria Distribuída Fotovoltáica da Keyassociados, discutirá sobre o conceito de energia distribuída no Brasil, analisando pontos positivos e fragilidades da geração fotovoltaica. Serão debatidas soluções para o aumento de competitividade da geração fotovoltaica distribuída e serão expostas idéias e soluções de cases de sucesso.

 

6.

Palestra-C03Ednelson Ivates, Gerente de Negócios da Plaenge Industrial, Luis A. Castilho Leite, Eng. Consultor da Petinelli e Bruno C. Martinez, Diretor Técnico da Petinelli, irão apresentar estudos de casos de edifícios industriais novos e existentes nas regiões sul, sudeste e nordeste que obtiveram economias expressivas.
Será apresentado como a eficiência energética e a geração de energia por fontes renováveis foram incorporados aos projetos,quais foram as medidas adotadas para os sistemas de iluminação, ar condicionado, envoltória e processos industriais, e como foi avaliada a viabilidade econômica dessas medidas.

 

7.

Palestra-D05Adriana Hansen, Sustainability Consultant da CTE – Centro de Tecnologia de Edificações e Alessandra Caiado, Coordenadora de Materiais Sustentáveis da CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, proporcionarão uma visão geral dos requisitos e de todas as ferramentas disponíveis para tornar produtos preferíveis ambientalmente, apresentando formas de comunicação para que os diferenciais sejam percebidos pelo consumidor final.
Com esta palestra o fabricante irá conhecer e compreender os novos requisitos do LEED v4 e oportunidades para seus produtos no mercado de Greenbuilding além de compreender a importância da divulgação de seus produtos com comprovação e transparência para participar e conquistar novas oportunidades de vendas.

 

8.

Palestra-E04Raimundo Deusdará, Diretor do Conselho Diretor do Serviço Florestal Brasileiro e Mauro Armelin, Coordenador do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do WWF-Brasil, apresentarão a situação de descontrole sobre a ilegalidade da produção madeireira da Amazônia, o mercado e perspectivas para a construção civil e sustentável e a importância do setor florestal para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Traremos um olhar sobre as perspectivas e soluções para a legalidade de produção do ponto de vista do governo brasileiro e empresários do setor e questões a serem resolvidas no mercado e junto aos consumidores finais de madeira da Amazônia.

 

 

9.

Palestra-G05

Cristina Umetsu, Manager of Green Building Design Consulting da CTE – Centro de Tecnologia de Edificações.

Esta sessão abordará a evolução do mercado da construção civil nesses últimos 10 anos, por conta da certificação LEED. Os participantes irão compreender como o avanço da tecnologia foi essencial para o sucesso de 100 empreendimentos certificados LEED, quais os desafios esperados para os players da construção civil em relação à certificação de projetos na nova versão do LEED e alguns dos novos temas abordados no LEED v4.

 

10.

Palestra-H02

Rafael Pelli, Sócio da Pelli Clarke Pelli Architects e Javier Gonzales Campana, sócio da Balmori Associates, apresentarão o case São Paulo Corporate Towers.

Esta sessão irá destacar a importância da colaboração entre a arquitetura, paisagem e sustentabilidade e mostrar que a experiência qualitativa de um bom projeto é tão importante para a sustentabilidade como as métricas quantitativas. A conexão com a natureza, luz e sombra, brilho, controle de som, luz natural interior e seleções de materiais impactam a experiência de uma construção de formas não claramente representadas em planilhas de pontuação.

 

11.

Palestra-I01Paula Burns McEvoy, Co-diretora de Design Sustentável da Perkins+Will e Barbara Batshalom, Diretora Executiva da Sustainable Performance Institute, farão um workshop interativo usando modelos, roteiros e uma metodologia comprovada que conduz os participantes por uma série de exercícios, seguidos por uma breve análise de conteúdo/apresentação, incluindo estudos de caso e debate. Por fim, os participantes experimentam um microcosmo com a implementação de estratégias de sustentabilidade eficazes para gerenciamento de mudanças, fazendo uma auto-avaliação inicial das capacidades atuais de sua empresa, esforçando-se para definir metas “inteligentes” e planejamento estratégico da implementação.

 

 

12.

Palestra-I04

Olivia Bazzetti Marques, Coordenadora de Obras Sustentáveis na CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, Luis Filipe Junqueira, Engenheiro Ambiental da PDG e Daniel Kamekichi Ohnuma, Gerente de Obras Sustentáveis da CTE – Centro de Tecnologia de Edificações mostrarão através de exemplos práticos e cases quantitativos como é possível reduzir riscos e custos do m2 de construção, através da sustentabilidade no canteiro de obras, e a importância e dificuldades de colocar na ponta do lápis os custos e mensurar essas estratégias. Serão abordadas estratégias sustentáveis de redução de custos e riscos em canteiros de obras através da implementação de estratégias sustentáveis.

 

13.

Palestra-K01Pedro Junqueira, Chefe Executivo de Resiliência e Operações  do Centro de Operações Rio e Luciana Nery, Gerente de Resiliência da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, apresentarão o Rio Resiliente, estratégia desenvolvida pela Prefeitura do Rio de Janeiro para tornar a cidade mais apta a enfrentar choques abruptos e estresses crônicos. Serão apresentados os projetos relativos a mudanças climáticas, comportamento resiliente, gestão resiliente e resiliência socioeconômica, todos referentes a prevenção, monitoramento, mobilização, comunicação e aprendizado.

 

 

14.

Palestra-L03

Márcia Menezes, Diretora da CTE – Centro de Tecnologia de Edificações e Tássia Marques, Consultora de Eficiência Energética da CTE – Centro de Tecnologia de Edificaçõesabordarão e discutirão a relação da Norma de Desempenho (ABNT NBR15575-2013) e as certificações ambientais AQUA-HQE Residencial e LEED, demonstrando os requisitos de green buildings presentes na Norma e que requisitos são atendidos dentro da certificação AQUA pelo cumprimento da NBR15575. Será apresentada a definição de desempenho dentro da construção civil e os principais temas abordados na NBR (Desempenho: Estrutural, Segurança c. Incêndio, Seg. Uso e Operação, etc), seguido pela demonstração dos temas correlacionados dentro da certificação AQUA-HQE.

 

15.

Palestra-L01

Jennifer Sutherby, Arquiteta da NBBJ, irá abordar o conceito de “lean design and construction” (projeto e construção enxutos), que tem sido adotado por todo mercado para produzir edifícios melhores. Iremos destacar os processos necessários e identificar as principais etapas e os membros da equipe necessários para implementar um edifício bem sucedido baseado nos princípios de projeto enxuto e sustentabilidade.

 

 

Clique aqui e envie sua proposta.

 

Você pode enviar uma proposta educacional para ser um palestrante e ao mesmo tempo, ser um revisor de outras propostas! Desta forma, é possível você entender como outras propostas são enviadas, avaliar e melhorar suas futuras propostas educacionais.

 

Seja também um revisor das sessões educacionais nacionais e internacionais Clique aqui e inscreva-se!

 

Deixe uma resposta